terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sobre Marc L**

Você acorda, lava o rosto, prepara o café. Em seguida, busca os jornais e revistas que estão na porta do apartamento. Ao começar a ler, percebe que há uma reportagem de duas páginas sobre... você! Nome, endereço, hábitos, emprego, namoradas.... tudo! Um dossiê completo sobre sua vida, sem que ninguém tenha perguntado nada, entrevistado, entrado em contato.. nada! Mas... é você que está lá! É a foto da sua ex-namorada! Ok... primeira idéia: você ainda não acordou e isso é definitivamente um pesadelo.

Mas o fato é que não é e aconteceu de verdade. Marc L**, um arquiteto francês de 29 anos viu exatemente isso acontecer quando abriu a revista Le Tigre. A idéia era retratar o perfil de Marc baseando-se apenas nas informações disponíveis sobre ele na internet . O ponto de partida? Claro, o Sr. Google que tudo sabe, tudo vê. A partir daí era só visitar blog, sites de relacionamento, álbum de fotografias... O relato foi tão bem feito, que era possível até mesmo saber onde seus pais moravam.

E depois a gente ri daqueles e-mails dizendo pra não exagerar no Orkut... é... bela discussão essa. O que hj pode ser considerado público e o que pode ser privado na internet?

Para quem souber francês e quiser ler a matéria na íntegra, está tudo disponível na internet.

2 comentários:

Samuel Rodrigues disse...

na apresentação do meu irmão no blog dele, ele diz algo como "vou parar de falar de mim pq caso alguém resolva fazer um sequestro falso, vai ter todas as informações disponíveis". vai mais ou menos por aí. meeeeeeedo

(mas não larga meu orkut e meu blog por nada!!!)

Samuel Rodrigues disse...

tudo bem, o principal comentário do post tu foi cúmplice (o roubo do gibi da juventus)

e eu caprichei no texto achando que ia ser escolhido pela qualidade, mas o prêmio vai ser por sorteio... então sei lá. mas boa sorte pra mim!

(e... dexa redação II pra quando ela chegar... =D)