domingo, 20 de julho de 2008

Sobre um Destexto

Destexto s. 1. Palavra que não existe. Porém, segundo a autora do blog, foi inventada para ser utilizada aqui - e apenas aqui - sem pretensões de agregar um novo substantivo aos dicionários de língua portuguesa.

O prefixo des- pode ser usado para exprimir noções de negação ou privação (ex.: desacordar, desagradável), de cessação (ex.: desimpedir, desacelerar) ou então de separação (ex.: descascar, desfolhar). Deve existir outras formas de uso que não encontrei nem me recordo, mas a idéia desse blog é escrever sem uma preocupação exata com "formar um texto correto". Claro, sempre respeitando a lingua mãe e a ortografia. Mas essa palavra pode ter inúmeros sentidos. Pode ser a negação de um texto, a separação de um texto ou simplesmente o fim de um texto. Ou até, pode ser uma brincadeira com a palavra. Destexto, detesto, desisto, ex-texto, e por aí vai... a interpretação fica por conta de vocês.

Viagens à parte, o nome para o blog sempre é o maior empecilho para começar um (pelo menos para mim). Escolhi esse porque além de ter um espaço com esse nome no blogger, é um nome curto (não é necessário colocar blogcomumnomemuitoextenso.blogger.com) e mostra que mesmo estudando jornalismo não tenho pretensão aqui de exercer uma função jornalística. Quero apenas jogar idéias, sendo elas lidas ou não. De onde tirei esse nome? Sei lá... divagações imbecis de qualquer dia...

É por isso que digo: é uma pena que blogs não estejam acoplados ao nosso cérebro, ou então que não estejam acessíveis quando estamos com aquela vontade de escrever, falar, opinar. Muitas vezes fico um dia inteiro matutando algo, e quando chego para escrever, o momento é outro, o sentimento é outro e aquilo já não tem o mesmo sentido de antes.

Mas vamos lá. Não custa tentar.

6 comentários:

Unknown disse...

Boa noite! Mas q honra hein, primeiro comentário do primeiro post!

Vamos acompanhando a evolução e fazendo aquela 'pressão' pra que não pare de escrever. Gostei da iniciativa, ficou bacana!

Muito explicativo o primeiro post, já me perguntava qual o significado do nome, hehehe!

Bjs

Cleber disse...

inda não li, mas a celli com um blog.. ahammm...

Bjos guria

Samuel Rodrigues disse...

finalmente, conseguiu passar do obstáculo do título! mazahhhh... e gostei da idéia do blog acoplado no cérebro... sei bem como é querer escrever algo e não ter onde naquele exato momento (malditas pessoas q andam por aí com um notebook!)

boa sorte ruiva...
bjks

Gabriel disse...

hum... a pior coisa q tem eh cria o nome =O

c nao me engano eu fui faze um... dps de tres semanas eu fiz pq nas otras tentativas nao vinha uma ideia tri! =/

entao certa vez veio um nome interessante (vo aproveita pra posta no meu blog sobre o motivo dai tu olha e comenta =P)

sohq eu criei o nome, fiz o layout, fiz os textos de boas vindas tds as coisas q tem ao redor e fiqeui com sono. dai fiz o primeiro post e soh fui postar d novo na otra semana (olha as datas...)

axei q nao ia te futuro mas as ferias me ajudaram a começar a escrever a historia do blog \o/

jah tinha um d passatempo olha lah seniorxavante.blogspot.com mas ese nao eh necessariamente meu entao nao eh taaao legal

agora vo para de faze um 'post' aqi e i escreve no meu =D

jah add o teu lah tb pra divulga
boa sorte aqi tb
tehh ++

.tatiana s disse...

compra um gravador antes dum notebook... dai tu fica matutando, falando sozinha e 'prende' as idéias heheh.

celli blog! gostei!
beijos,
leitora destexto.blogsopot.com

.tatiana s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.