segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobre a simplicidade

Depois de muito tempo sem postar, 15 posts começados mas nunca finalizados, e uma ferrugem que cobre toda vinha veia escritora, eis que aqui estou. Ou não (vamos ver se chego até o final deste post).

O que me motivou a voltar a escrever é exatamente sobre aquilo que pretendo falar hoje. Muitos já devem conhecer o TED (Technology, Entertainment, Design), uma organização sem fins lucrativos que desde 1984 reúne pessoas das três áreas para falar em menos de 18 minutos sobre alguma boa ideia.

Neste último sábado tivemos uma edição desse evento aqui, o TEDx CaxiasDoSul. Das 10 da manhã até as 17 horas, 15 pessoas compartilharam um pouco de suas ideias para um público de 100 pessoas. Parece muito, mas achei que foi na medida. A grande maioria se encaixou direitinho no desafio proposto, o de em tão pouco tempo, compartilhar e disseminar uma boa ideia. Outras pouquíssimas, para mim, soaram mais como marketing pessoal ou empresarial do que qualquer outra coisa.

Entre as que mais gostei, destaco a de Lela Zaniol do site Destemperados. E não foi só por causa da distribuição de um pastel delícia que gostei dela. Mas sim pelo tom de simplicidade que ela deu ao seu discurso, sendo ela, a simplicidade, o foco. Como assim?  Lela e os amigos criaram um blog, sem compromisso, para dividir suas experiências gastronômicas. Falar sobre aquilo que gostam, sem nenhum compromisso com o "toque amadeirado do sabor da carne". Simplesmente dizer o que acharam do lugar, da comida, dividir essa vivência com quem tivesse interesse. E o que era brincadeira virou negócio. Simples assim.

Outra que me chamou a atenção foi do fotógrafo Gustavo Vanassi, do Studio 7, que deu um conselho para aqueles que, como eu, e provavelmente todo mundo, acha que tem pouco tempo para fazer tudo. Acha não. Na verdade, todos temos certeza. Vanassi diz que ouviu em um curso algo que levou pra vida toda e que, provavelmente muitos que estavam presentes também vão levar. Algo como "é impossível esticar o tempo. O que dá pra fazer é ampliar." Como assim? Ora, simplesmente intensifique o momento vivido. Lendo assim, parece um daqueles clichês meeeeega chatos, típicos de power point recebidos por e-mail. Mas faz todo sentido do mundo. É uma daquelas verdades que a gente sabe que tem que fazer, mas não sabe como. Ele exemplificou com a fotografia, sua área. Pra quê fazer mil cliques de tudo, se as fotos vão acabar naquela pasta esquecida no computador, esperando eternametne pra ser revelada ou postada ou sei lá? Faça apenas uma que represente o momento vivido. Simples assim.

Na verdade, simplicidade foi o link entre todas as palestras. TODOS palestrantes, sem nenhuma exceção, mencionaram a palavara "simples" em algum momento. Outras muitas também me chamaram a atenção: Luciano Balen falando não só do Projeto Ccoma, mas também sobre trocar de profissão aos 29 anos e ir atrás do sonho de ser músico. Também destaco o Eduardo Pandolfo , o Sylvio Ribeiro. e o Sechaus. Se quiserem saber mais, só acessar o site do O Caxiense, que dá um resumão do que cada um falou. Só não vou comentar mais porque senão, esse post vai se juntar aos outros 15 que estão lá, começados e não terminados. Simples assim.

Um comentário:

Gabriii disse...

Ah merda...agora q eu vi q eu tinha dado ok no comment anterior com a opção de conta do blogger marcada...ae fodeu e eu perdi o q tinha escrito!

hiahiahIHIAHIAhIAhIAH

Mas enfim, q bom q voltou a escrever! Veremos se eu venho te fazer companhia...

E realmente, TEDx foi bem bacana! Tomara q continue com mais edições!

E as palestras q tu citou tb foram as minhas favoritas! Mas faltou falar do Zico Zugno! O cara q construiu uma maquina pra NASA!

aIUHEIhAIuehehEIUH

Bjj