terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sobre a tal crise mundial

Vocês estão acompanhando a crise mundial? Que coisa não? Será que iremos ser atingidos? Será que Bush irá detonar com a economia do mundo? Será que o pacote dos europeus irá mesmo ajudar? Será que isso irá influenciar nas minhas compras no Mercado Oriente? Será? Ó, dúvida cruel.

Eu confesso que não entendo nada de bolsa de valores, corte emergencial de juros, circuit breaker etc etc. E como eu, deve ter um monte de gente que não entende lhufas de pacotes e índices econômicos. Mas a gente ouve, vê e lê diariamente na imprensa que já inventarem milhares de medidas, que tudo está mal e as autoridades dizem que está bem e por aí vai. Só falta berrar o apoca
lispe. Cá estava eu, alienada nessas questões quando comecei a ler um breve texto na BBC Brasil, onde um empresário britânico acusa a imprensa de fazer um estardalhaço e assustar os consumidores das lojas. Mas, esses consumidores, afinal de contas, sabem o que está acontecendo? Sabem porque e se devem fugir das lojas? O que é realmente a crise? Se eu pedir pra alguém me explicar de forma simples o que é e como aconteceu, ninguém sabe! Mas todos estão com medo da tal crise. O limão aumentou, mas ninguém se deu conta de que a bolacha salgada diminuiu 30 % do preço de dois meses pra cá. Confesso, me sinto uma anta por não entender. Ainda mais tendo a obrigação moral e acadêmica de entender.

E para isso, me juntarei à parcel
a da população (pelo menos gaúcha) que adora ler aquele quadrinho da ZH do "Para seu filho ler", onde de forma resumida e simples, se explica a notícia para a criança que lê jornal entender e poder explicar para os coleguinhas. Acredito que não sejam muitas que façam isso. E admiro as que fazem. Na verdade aquilo não é para as crianças, mas sim para pessoas como eu, que não entendem certos assuntos que pela lógica da idade ou vivência, deveriam entender.

Mas acho uma ótima idéia. Porque assim, explicam de forma simples porque afinal de contas eu preciso aplicar meu dinheiro na poupança ao invés de comprar uma TV 29 polegadas da Phillips. Ainda não li esse quadro sobre a crise, mas em breve irei ler. Pode ser que se eu procurar bem na internet ou
ler mais alguns jornais, eu ache as explicações. Até agora só achei textos quilométricos. Terei que pesquisar mais, porque sempre se usam termos aos quais não estou habituada. Se alguém quiser me explicar, deixando um comentário, fique à vontade. Uma hora dessas talvez eu me dedique a entender isso melhor. Ou não.

Ps: Mudança de humor em uma semana


Dia 07 de Outubro no site da BBC Brasil


Hoje, no site da BBC

3 comentários:

Celli disse...

agora relendo... que post mais ruim. só não tiro pq tô com preguiça de logar de novo

Anônimo disse...

celli eu entendi a crise assim ó:
depois dos atentados do 11/09/01 os EUA baixaram os juros para aquecer a economia. A economia se aqueceu e os bancos começaram a emprestar dinheiro, sem pedir referencias. Só que o governo americano não fiscalizou isso. E as pessoas começaram a dar calote nos bancos, que sem dinheiro pra cobrir o rombo pediam emprestado pra outros bancos, que não tinha dinheiro pra emprestar e todo mundo foi se endividando até que deu no que deu. bancos falindo e ninguém mais acreditando em ninguém na economia...

espero ter ajudado...

o blog está muito bom viu...

bjão

Nine Stecanella disse...

Celli, depois que decodificar a economia mundial me avisa. Li umas 300 coisas e todas dizem muito e no fim não dizem nada. Vai saber né!